domingo, 10 de julho de 2011

Claddagh, um símbolo de amizade, lealdade e amor.


A primeira vez que vi esse símbolo foi em um programa de TV chamado Miami Ink (sobre tatuagens), onde uma garota estava tatuando-o em homenagem a sua amiga que tinha falecido há pouco tempo. Achei tão interessante que resolvi anotar o nome e pesquisar, para minha surpresa descobri que provavelmente as origens desse símbolo são Irlandesas (Claddagh seria uma pequena vila de pescadores próxima a cidade Galways na costa oeste da Irlanda)
 Os anéis Claddagh têm suas origens nos antigos anéis romanos chamado Fede, onde duas mãos se tocam, como em um aperto de mãos símbolo de fé, veracidade e comprometimento. Os Fede foram muito populares na Idade Média na Europa. A diferença entre os dois é justamente o coração e a coroa. No Claddagh as mãos simbolizam a amizade, o coração o amor e a coroa a lealdade.

Várias lendas envolvem esse símbolo.  Uma delas nos conta que uma irlandesa de nome Margaret Joyce casou-se com um rico comerciante espanhol de nome Domingo de Rona. Depois do casamento, foram morar na Espanha, onde Domingo faleceu, deixando à Margaret uma imensa fortuna. Ela então retornou a Galway, onde se casou novamente com o prefeito da cidade e era reconhecida pelas obras de caridade. Um dia, uma águia derrubou no seu colo um anel Claddagh, que ela usou até morrer.

 
 
A outra lenda (a minha preferida) diz que certa vez um barco de pescadores fora capturado por piratas e seus tripulantes vendidos como escravos à um rico joalheiro Turco. Um dos tripulantes, Richard Joyce, casaria nesta mesma semana.
Os anos se passaram e não houve casamento, Richard Joyce trabalhava na negociação de jóias. Com o tempo Joyce se tornou um grande artesão, e nunca esqueceu a mulher que amava e deixara na vila. Ele fez um anel de ouro para ela, onde no centro havia um coração que representava o amor, uma coroa que significava lealdade e duas mãos representando a amizade.
Após oito anos ele conseguiu escapar de seus raptores e retornou a sua vila, e para sua alegria ele descobriu que seu amor nunca perdera a esperança de reencontrá-lo. Ele deu o anel que tinha forjado a ela, se casaram e nunca mais se separaram.

Bênçãos plenas do céu, terra e mar.

4 comentários:

  1. Também prefiro a lenda de Richard Joyce. Não conhecia a outra, mas é bem sem graça.. rsrsrs
    Ouvi sobre esse anel, pela primeira vez, num seriado: "Buffy, a caça vampiros". Ela tinha um namorado vampiro, irlandês, que deu a ela um Claddagh e explicou a simbologia. Desde então, gosto desse anel...

    ResponderExcluir
  2. é muito lindo o amor deles 2,sera que ainda tem um amor igual a esse......quero uma amor em qual a este pra mim.

    ResponderExcluir
  3. é muito lindo o amor deles 2,sera que ainda tem um amor igual a esse......quero uma amor em qual a este pra mim.

    ResponderExcluir
  4. é muito lindo o amor deles 2,sera que ainda tem um amor igual a esse......quero uma amor em qual a este pra mim.

    ResponderExcluir