quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Comentário sobre as ramificações dos estudos neo-pagãos e relação entre corpo, mente e alma.


Há algum tempo venho pensando sobre o assunto das ramificações do neo-paganismo brasileiro e como elas se configuram em uma espiritualidade denominada “neo-pagã”. Comecei a fazer esses questionamentos a mim mesmo quando percebi que desde sempre estudei os celtas, seus deuses, cultura etc e recentemente tive interesse por ocultismo e bruxaria de forma mais generalizada. Creio que o caminho das pessoas na sua maioria é o oposto ao feito por mim, primeiro começam os estudos mais generalizados e depois seguem uma vertente em particular, mas isso não é o que coloco em questão aqui. O que pretendo fazer é um comentário particular sobre a diferença entre espiritualidade e estudos e como elas se relacionam.
Triskle simbolizando a ligação e
harmonia entre corpo, mente e
espírito.

Creio que independentemente de uma sistematização, ou não, de assuntos relacionados a espiritualidade faz-se necessário o estudo de determinados assuntos e aprofundamento teórico, tanto como uma forma de melhorar os seus argumentos e consequentemente dialogar com o mundo, quanto (e na minha opinião, o aspecto mais importante), fomentar a fé com elementos físicos que levem à melhor compreensão dos deuses ou seres relacionados ao "metafisico".
Dentro de alguns conceitos sobre os celtas que mais gosto, está o de equilíbrio entre corpo (físico), mente (intelecto) e alma (espiritualidade) representados pela triskle. Os estudos estariam ligados à mente, ao intelecto humano que necessita muitas vezes categorizar didaticamente algumas coisas para poder compreender futuramente seus aspectos maiores. Porém, quando pretende-se alcançar ou desenvolver o aspecto espiritual, somente estudar sobre algo pode ser tão alienantes, uso esse termo para a incapacidade de diálogo entre as várias esferas de conhecimentos, quanto alguém que vive somente no campo espiritual.
Os recentes estudos referentes à didática de ensino e aprendizado falam sobre a necessidade de uma interdisciplinaridade que seria o melhor ambiente para o desenvolvimento de um aluno. Levo alguns desses conceitos comigo enquanto eterno aluno da Arte. Creio que se faz necessário o estudo categórico sobre celtas, gregos, nórdicos etc e existem muitas fontes interessantes para isso, porém também acho que quando tentamos fomentar o aspecto espiritual é preciso correlacionar vários conceitos (os melhores) apresentados por tais filosofias e corporificar essa nossa espiritualidade em melhorias a nós mesmos e consequentemente ao mundo.
Dessa forma, para mim, é necessário a relação entre espiritual, mental e físico para a formação de um neo-pagão verdadeiramente crítico, estando o mental, relacionado aos estudos, o espiritual nas próprias experiências da alma e o físico à manifestação do intelecto e do espirito.
Bênçãos plenas do céu, terra e mar.  /|\

Nenhum comentário:

Postar um comentário