domingo, 1 de dezembro de 2013

Sobre gratidão

A roda girou, e mais uma vez estamos onde deveríamos estar, colhemos o que plantamos e temos a chance de plantar mais uma vez o que queremos para o futuro. Hoje percebo que o tempo de aprendizado é muito relativo de pessoa para pessoa, e algumas precisam de anos, quando outras precisam de dias apenas, mas tudo é como deveria ser.
O termo "Namaste" em sânscrito 
tem o significado "O Deus que habita
em mim, saúda o Deus que habita em você" 
Hoje acordei e me senti grato por todos os momentos felizes e de dificuldade que passei. Principalmente os de dificuldade porque eles me fizeram amadurecer em áreas da vida e criar calos onde a minha pele era sensível demais. Então, alguns devem estar se perguntando, esse cara está dizendo que sofrer é legal? Não é bem isso, o que quero dizer é que se você está sofrendo agora nesse momento, respire fundo e tenha em mente que TUDO o que vivemos nos ensina algo. Para aprender a andar você precisou cair inúmeras vezes e com certeza doeu, mas todos nos levantamos e continuamos, até que chegou o momento no qual andamos sem perceber e começamos a lidar com dificuldades maiores, que hoje podem nos parecer pequenas, assim como talvez, no futuro, nossos problemas de hoje possam parecer pequenos.  E o que tudo isso tem a ver com gratidão?

Quando nos sentimos gratos pelo que passamos, não estamos somente agradecendo aos deuses ou seres espirituais nos quais acreditamos, estamos agradecendo a nós mesmos e nos tornando consciente de que aquilo que nos fazia sofrer, não faz mais e que fomos suficientemente sábios para usar todas as ferramentas que tínhamos para transformar a nós e todo o nosso meio, dando um pequeno passo rumo ao nosso desenvolvimento pessoal. Isso gera uma energia que flui de você para o mundo e tenha certeza que de alguma forma fluirá para você de volta. Isso pode ser denominado Awen, ou simplesmente vida.

2 comentários:

  1. Curioso, hoje mesmo pensei nisso tudo. Já tem um certo tempo que descobri essa palavra chave pra porta da paz - gratidão -, e que fiz dela meu mantra. É muito mais fácil, inclusive, ser feliz quando se é grato. Mas não se trata de bargarnhar felicidade com gratidão: é imensamente bonito quando a gente descobre que é JUSTO ser grato, porque a Vida nos dá todas as possibilidades que precisamos para sermos felizes. Basta querermos MESMO, e isso é lindo. Quando somos gratos, não importa o ruim que já passou, importa apenas o que aprendemos com as dificuldades. Não importa o ruim que está por vir, porque somos gratos aos desafios que ainda nos farão crescer.

    Belíssima reflexão, querido. O desafio agora é tornar-nos conscientes dessa necessidade de ser grato por todo o tempo da nossa vida. Aí deve morar a plenitude.

    Dhanyavad!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luísa, fico muito feliz que tenha pensado na mesma coisa. Isso nos mostra que esses sentimentos e pensamentos estão em uma crescente e isso é muito bom para todos, não é?
      Sim, o grande desafio é nos tornar conscientes da vida e das suas várias possibilidades.
      Gratidão é a palavra da vez ;)

      Excluir