terça-feira, 7 de janeiro de 2014

Antes de pedir aos deuses...

Bom, resolvi escrever esse texto após ler, em uma página de bruxaria no facebook, uma oração à deusa Sekhmet. Primeiramente vi a imagem da deusa e as primeiras palavras chamaram minha atenção devido a força de seus significados simbólicos, após isso resolvi ver as outras publicações da página e percebi que boa parte das postagens estavam relacionadas à aspectos como ódio ou vingança e pedidos aos deuses eram feitos motivados por isso. Senti muita vontade de comentar em alguma postagem, mas pelo nível percebi que o moderador da página não teria condições de entender meu ponto de vista e não ajudaria em nada, seria apenas uma briga de egos e, consequentemente, uma perda de tempo. Então resolvi escrever aqui o que eu escreveria lá para que outras pessoas pensem sobre o assunto.

Primeiramente, não há nada de errado, dentro da bruxaria em fazer rituais relacionados ao ódio, tendo em vista que essa é uma energia e como todas, devem ser trabalhadas. A questão que pensei ao ver inúmeros posts sobre o assunto, é como muitos de nós, bruxos podemos cultivar o ódio, fazendo desse sentimento uma fonte destrutiva e, o que acho pior, projetando nas outras pessoas partes suas, fazendo disso uma motivação de vida.
Deixa eu ser mais claro, na psicologia fala-se de um mecanismo de defesa chamado “projeção”. Com ele o ego camufla todos aqueles aspectos SEUS que poderiam fazer VOCÊ “sofrer” (digamos assim). Não sou psicólogo, mas pelo que leio sei que essa projeção está diretamente ligada ao que chamamos de sombra, dentro da bruxaria. E seria muito bom acreditar que o treinamento mágico de qualquer bruxo, seja com ou sem um mestre, passasse pelo estudo da sombra, que na verdade é um estudo que acompanha toda a vida dos praticantes de magia.

O que quero dizer é que se o moderador da página condena tanto esse comportamento de ódio entre os próprios pagãos e publica orações com pedidos aos deuses para que seus “inimigos” sejam derrotados, existe dentro dele, algo que grita sobre esse aspecto. E talvez o ódio que ele reconhece nos outros seja um aspecto dele próprio, projetado e camuflado entre sombras. Afinal você só "re conhece", algo que algum dia você conheceu e guardou dentro de você como parte constituinte da sua subjetividade. Antes de pedir aos deuses, pensem sobre quais aspectos de vocês estão nesse pedido, qual tipo de mudança você quer na sua realidade e se isso realmente vai trazer benefícios verdadeiros. O problema não está no ódio, está onde e de qual forma ele é colocado. 

4 comentários:

  1. absolutamente lindo! adorei!!! *-------*

    ResponderExcluir
  2. Respostas
    1. Ana Portilla é bom saber que mais bruxos compartilham do mesmo pensamento :) Bênçãos plenas

      Excluir