sábado, 18 de janeiro de 2014

Bruxaria como "A arte"

O termo A arte é usado, em vários momentos pelos adeptos da bruxaria, quase como sinônimo para a antiga religião de moldadores que cultuam os deuses da terra. Mas o que esse termo quer dizer realmente? Muitas vezes li que o uso do termo se deve a capacidade de transformar as energias e manifestar no plano físico o que se deseja. Mas será que é só isso mesmo?

Pessoalmente acho que não. Quando falamos de arte, estamos falando daquilo que nos toca profundamente, tão profundamente que chega ao nosso inconsciente e revela uma parte de nós mesmos que não imaginávamos existir.
Como por exemplo, o que faz Machado de Assis ser considerado arte e Nicholas Spark, não (pela grande maioria dos críticos)? É , entre outras coisas, a capacidade de um ser original, apresentando narrativas que relacionam forma e conteúdo em algo que desperta diversos sentimentos em vários tipos de leitores, enquanto o segundo apresenta narrativas que conduzem o leitor para um sentimento, quase pronto. Quando você experimenta uma verdadeira arte, o que está sendo descrito reverbera nos sentimentos ocultos e recalcados, fazendo aflorar um sentimento estranho que só após algum tempo de reflexão pode ser levado à consciência, e quanto pode.  A grande arte, faz você sentir o que não esperava, quase tirando  o seu lugar de indivíduo e fazendo um “outramento”, ou seja você se torna outro. Então nos lembramos daquele dizer: 
“Ela muda tudo o que ela toca, tudo o que ela toca, muda”.

A bruxaria, na minha atual opinião, é descrita como A arte, não somente pela capacidade dos seus praticantes moldarem a energia. É sim, porque através dela nos transformamos em outros, quando começamos a desvendar nossas próprias sombras e experimentamos o paradoxo desse outro ser nós mesmos. Através da arte, expressamos a noite do ser que está sendo iluminado pela luz branca da lua e consegue ver, mesmo que não totalmente, a vida na escuridão. Através da bruxaria, passamos a perceber que mesmo sob o sol de meio dia, que tudo ilumina, ainda há mistério no que não pode ser visto pelos olhos. 

3 comentários:

  1. que lindo Pedro..´´A bruxaria, na minha atual opinião, é descrita como A arte, não somente pela capacidade dos seus praticantes moldarem a energia. É sim, porque através dela nos transformamos em outros, quando começamos a desvendar nossas próprias sombras e experimentamos o paradoxo desse outro ser nós mesmos. ´´ concordo em cada letra... <3

    ResponderExcluir
  2. Só complementando tudo que foi dito, são chamadas da mesma forma por que ambas carregam em si a capacidade de tocar e movimentar os seres e os lugares por onde passam, ninguém esta imune a elas ainda que negue, ainda que não perceba!
    É nisso que acredito...e parabéns querido adorei o raciocínio.

    ResponderExcluir
  3. Olá Pedro, achei seu texto muito bem explanado em uma visão que eu nunca havia pensado. Realmente bem interessante! Parabéns!!

    ResponderExcluir